RSS

Tortas de Carambeí: receitas recheadas de sabores e segredos completam 10 anos

10 out

Receitas centenárias acrescentadas de segredinhos e muito talento resultaram nas deliciosas tortas produzidas pela Família Frederica Dykstra, que este ano comemora 10 anos de trabalho e dedicação a gastronomia que tornou Carambeí a “Cidade das Tortas” e ainda inspirou a criação do Festival de Tortas que abriu oportunidades para que mais pessoas pudessem entrar nesse mercado.

Frederica, com os filhos Elizabeth e Patrick está a frente de um negócio que atualmente atende cerca de 1.300 clientes, por semana. Público que vem atrás de uma alternativa gastronômica, recheada de sabores, em ambiente ricamente decorado que se entrega a detalhes delicados que permitem acalento e aconchego.

Com talento herdado da avó materna, Frederica, se dedicava somente a fazer tortas para consumo da família mantendo a tradição holandesa do café das 10horas reunindo a família em torno da mesa. Foi em 2002, quando convidada a assumir o Café junto a Casa da Memória, que iniciou sua trajetória tornando-se precursora das “Tortas de Carambeí”, permanecendo por cinco anos, onde conquistou sua clientela. Ela relata que na época contou com o apoio e parceria do esposo Bart Dykstra (falecido em 2005) que foi seu grande incentivador e com ela aceitou o desafio de iniciar uma nova atividade econômica.

A necessidade de apresentar novidades a clientela, levou Frederica, a pesquisar em livros de culinária, receitas de família, receitas holandesas, as melhores e mais saborosas tortas e junto com os filhos Elizabeth e Patrick foi aprimorando e adaptando a ingredientes bem brasileiros.

 A criatividade na produção das tortas é uma das características da Frederica’s Koffie Huis, as dezenas de tortas como chocolate com pimenta, pina colada, nutella com cereja foram receitas criadas pela filha Elizabeth que busca novidades, objetivando apresentar alternativas de sabores para agradar e aguçar paladares.

As tortas salgadas como lombo defumado com aspargos, bacon com cebola podem ser acompanhados da geléia de abacaxi com pimenta, as tradicionais de frango com catupiry, entre outras são elaboradas e produzidas pelo filho Patrick, que já é um especialista na arte culinária e na adaptação e criação de novas receitas. Toda a produção de tortas doces e salgadas atende, somente, a demanda do Frederica’s Koffies Huis.

O sucesso das tortas alcançado ao longo desses 10 anos é o resultado de muita dedicação de toda família. A empresa foi crescendo gradativamente, sendo que em 2005, com a necessidade de alçar novos vôos e acreditando em seu potencial mudou-se para um espaço maior, Centro Comercial Mondrian, tornando-se independente, e tendo somente a família à frente. Dois anos após, com crescente aumento de clientes ampliou suas instalações para 150 lugares onde atende de quarta a domingo das 14h30 às 19h00.

Frederica prioriza os melhores produtos e ingredientes na confecção das tortas doces e salgadas, motivo que as tornam tão saborosas agradando os mais exigentes paladares.  Ela também atribui o sucesso e o crescimento da empresa ao amplo trabalho na área de turismo que a Prefeitura  Municipal  vem realizando desde 2009.

“As diversas ações como a participação em eventos de turismo a nível nacional e internacional, que apresentaram Carambeí como uma nova alternativa de turismo na gastronomia através das tortas e na cultura por meio do Parque Histórico contribuíram significativamente para o crescimento da Frederica’s Koffie Huis, assim como também abriu mercado para o surgimento de outros empreendimentos no setor oportunizando trabalho e renda a um número cada vez maior de pessoas”, explicou Frederica.

Para a empresária o Festival de Tortas é a consolidação de todo esse trabalho que na sua primeira edição demonstrou o quanto Carambeí poderia crescer nesse segmento, agora na terceira edição está mais uma vez, projetando o Município e a sua cultura gastronômica em toda região dos Campos Gerais e a nível estadual.

 O Frederica’s Koffie Huis estará fechado de 10 a 14 de outubro, semana que antecede o Festival de Tortas, voltando ao atendimento normal na quarta-feira,17.

Texto: Adalgiza Bachosky

Fotos: Lucas Los

About these ads
 
Deixe um comentário

Publicado por em outubro 10, 2012 em Uncategorized

 

Os comentários estão desativados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: