RSS

Programação

Carambeí se prepara para mais um evento gastronômico, onde a diversidade de sabores de tortas doces, salgadas e dietéticas vai se misturar a culinária indonésia,  a holandesa, a cultura e a arte no III Festival de Tortas. O evento será realizado nos dias 12,13 e 14 de outubro, das 12h às 20h e no domingo das 10h às 20h, no Pavilhão de Eventos da Batavo junto ao Parque Histórico de Carambeí, com entrada e estacionamento gratuitos.

Neste ano, serão três dias totalmente inspiradores, que convidam e aguçam os paladares mais exigentes e, também os aventureiros a uma viagem gastronômica  onde as tradicionais tortas , com suas receitas centenárias, irão dividir espaço com a excêntrica culinária indonésia e holandesa , proporcionando uma deliciosa  experiência  com uma pitada bem brasileira.

Para atender a demanda, que deverá chegar a oito mil pessoas, estão sendo produzidas cerca de duas mil unidades de tortas entre doces, salgadas e dietéticas. As tradicionais tortas doces como holandesa, amora, chocolate, maracujá, banana, chocolate com pimenta fazem parte das mais de 80 variedades que estão na linha de produção. Entre as salgadas o destaque ficará por conta do empadão de Tilápia, sucesso na edição passada, torta de alho poro, strogonoff de carne e de frango, empadão de lombo defumado com aspargos e azeitona, empadão picante acompanhado de geléia de abacaxi com pimenta, entre outras tantas delícias.

A exótica culinária indonésia, que faz parte da cultura gastronômica da cidade, estará presente com opções variadas como “Krupuk”( mandiopã de camarão), “Bakpao”(pão recheado com frango e açafrão cozidos no vapor), “Lumpia”(bolinho primavera recheado com frango e verduras), “Sateh”(espetinho de filé suíno), “Bami Goreng”(bifum frito com carne)e “Nasi Goreng”(arroz frito com carne).Também receitas tipicamente holandesas como o  “Bitterballen” (bolinhos de carne frito temperado com especiarias), irão aguçar paladares, que poderão ser acompanhados pelo chopp  Heineken.

A tradicional festa, que atrai visitantes de várias regiões do Estado, terá também no mesmo espaço  exposição de Orquídeas , do Círculo Orquidófilo de Ponta Grossa e do Orquidário Taman Batoe de Carambeí .Em espaço decorado tematicamente e denominado “Cultivando Arte”, a Exposição de Orquídeas, terá as mais belas e raras plantas, que prometem encantar e surpreender com a diversidade de cores , inconfundível beleza e exoticidade. Estarão expostas mais de 70 espécies floradas e também em mudas, disponíveis para comercialização

Integrando ainda este espaço, o lll Festival de Tortas traz as obras da renomada artista plástica, Jacoba de Geus Bosch, que mais uma vez, mostra seu talento e sensibilidade em óleo sobre tela e aquarela, onde retrata temas relacionados à natureza e ao cotidiano.  A artista, neta de imigrantes holandeses é nascida em Carambeí e já expôs vários de seus trabalhos em cidades da região e também outros municípios como Campinas (SP) e Porto Alegre (RS). Suas obras também são apreciadas em países como Holanda, Noruega, Argentina, entre outros.

O artesanato também estará representado através de peças talhadas em madeira, sendo algumas réplicas de objetos que retratam as principais características do município. Também trabalhos em patchwork e patch aplique, bordados com motivos holandeses, pintura em objetos de madeira, metal e louça em estilos “bauer e hindelupen”  e variedades de pinturas  com temas diversos em MDF.

O som ambiente ficará por conta de shows musicais, acompanhado de chorinho e saxofone. Para o público infantil haverá parque inflável.

Durante os três dias de evento o Parque Histórico de Carambeí abrirá das 10h às 20h, oportunizando ao público uma imersão na história da imigração holandesa e da cidade, através de um passeio na Vila Histórica e Casa da Memória, que está abrigando a exposição “Brinquedos antigos: Nos tempos de outrora. No dia 13, sábado, o PHC terá programação especial com encenações teatrais que retratam o cotidiano dos imigrantes nas primeiras décadas do século XX. A Vila Histórica será palco das apresentações, tendo como cenários as edificações e a deslumbrante paisagem natural. Nestes três dias o acesso ao PHC  terá tarifa diferencial com a cobrança de meia entrada para todos.

Em sua terceira edição o Festival conta com a parceria de empresas como SEBRAE, Rodonorte, Caixa Econômica Federal, SESC, SENAC, Café Lontrinha, Supermercados Rickli, Taveski Distribuidora de Doces e Embalagens, Rede Massa SBT e Associação Parque Histórico de Carambeí.

Anúncios
 

3 Respostas para “Programação

  1. Ana Paula Inácio

    outubro 4, 2012 at 6:05 pm

    As tortas de Carambeí são simplesmente maravilhosas …. fruto da tradição da imigração holandesa no município….

     
  2. Juliana

    outubro 16, 2013 at 11:33 am

    A torta holandesa trufada das “Fredericas” é um sonho, derrete na boca. Não me contive e trouxe a Curitiba uma inteira! Todo dia em casa degustamos um pedacinho dessa delícia.

     
  3. yvone cristina oliveira de deus

    dezembro 7, 2013 at 8:43 am

    genteee!! em 2014, quando será? já quero comprar minhas passagens!!! que delícia!!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: